Após temporal, pontes começam a ser reerguidas e estradas revitalizadas

15/01/2013 13:29

 

Campo Erê – No município, as pontes começaram a ser reconstruídas nesta semana. Conforme informações da administração municipal, várias pontes foram levadas com as chuvas do dia 7 de janeiro e muitas famílias ainda estavam ilhadas. A localidade mais atingida foi a de São Brás, onde cinco famílias ficaram isoladas depois que uma ponte ficou completamente destruída. Segundo informações, uma nova ponte já foi construída e as famílias já estão, inclusive, fazendo a entrega de leite.

Das três pontes destruídas, apenas uma está pronta. A pista na saída do município também já foi desobstruída e está liberada. O prazo da prefeitura é de até um mês para que as outras duas pontes fiquem prontas. A demora deve-se porque o município não tem recursos suficientes para adquirir o material, sem contar que o maquinário não está em condições para os trabalhos.

São Bernardino

Um dos municípios mais atingidos pela força da água começa a ter suas estradas recuperadas. Parte das máquinas está em condições de trabalho e estão sendo usadas. A maioria dos equipamentos está sem condições de uso e terão que passar por restauração. Conforme relato da prefeitura, o trabalho nas estradas pode demorar e é preciso a compreensão da população. Boa parte das estradas foi alagada e os bueiros que haviam sido colocados recentemente foram danificados.

No interior, as áreas mais difíceis estão na comunidade de Erveira, onde a passagem de veículos é complicada. Em outros locais, alguns tubos para escoamento da água foram destruídos durante a enxurrada e terão que ser repostos. A prefeitura deverá abrir licitação para a compra de materiais.

São Lourenço do Oeste

O prefeito Geraldino Cardoso decretou situação de emergência ainda no dia 10 de janeiro. Segundo levantamento da Defesa Civil, foram sete pontes totalmente destruídas, dez cabeceiras de pontes ficaram comprometidas e mais de dez locais ficaram com os bueiros entupidos. Além disso, as enxurradas deixaram mais de 85 quilômetros de estradas danificadas.