Dia de Campo proporciona conhecimento aos participantes do Programa Negócio Certo Rural

29/05/2013 13:53

Contribuir para a melhoria da gestão das atividades praticadas nas propriedades rurais e contribuir para a geração de renda e melhorar a qualidade de vida dos produtores e seus familiares. Esses são os principais objetivos do Programa Negócio Certo Rural que está sendo desenvolvido no município de São Bernardino.

A atividade é desenvolvida pelo Sebrae e Senar por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e conta com a participação de 15 famílias de diversos segmentos da agricultura.

Na terça-feira (28) famílias que trabalham com produção leiteira estiveram na propriedade de Valmor Pazinatto na Linha Dom Ricardo, interior de Quilombo, para ter um dia de campo. O produtor serviu como exemplo devido ao seu sucesso nesse segmento nos últimos anos.

Atividade leiteira

Pazinatto conta que foi há 8 anos atrás  que começou investir forte na criação de animais para venda. É cooperativista (sócio da Cooperalfa) desde os 18 anos e afirma que isso o ajuda muito na atualização de informações. “Hoje em dia se nós não unirmos a prática com a teoria não vamos muito longe, pois assim como todas as outras áreas se não se dedicarmos em buscar conhecimento e se atualizar vamos sempre ficar para trás no mercado”.

Ele teve algumas experiências com suínos, mas não obteve muito sucesso. Optou pela atividade leiteira devido a vários motivos, dentre eles: renda mensal, bom retorno e mão de obra familiar. Atualmente possui 25 vacas no plantel e algumas novilhas. Destaca que o que importa não é quantidade e sim a qualidade com que se trabalha. “Não adianta pensar na quantidade se não dá conta da qualidade. Tem que pensar em cuidar bem dos que tem e respeitar o espaço que os animais precisam”.

Teoria x prática

De acordo com o secretário municipal de São Bernardino, Telmir Nespolo a ação faz parte do 3° Encontro do Programa e teve como principal objetivo levar os participantes para a prática. “É olhando que se aprende”, afirma.

Para Nespolo essa atividade é um avanço rápido do conhecimento. Serve para que os participantes olhem os pontos onde Pazinatto teve sucesso e copiem. “São dicas para que eles comecem certo. Não precisa errar e bater a cabeça e sim começar pelo melhor caminho”.

 

Manejo e Capricho

Conforme avaliação dos participantes manejo e capricho são as palavras que resumem a propriedade de Pazinatto. Destacaram que valeu a pena ter ido a campo conhecer uma propriedade e fazer comparativos com as suas. “Observar uma propriedade como essa e comparar com as nossas foi muito importante, pois é assim que percebemos o quanto fizemos errado em nossas propriedades”, afirma um dos participantes, Anderson Krindges.

“A iniciativa foi dada, agora depende da vontade de cada um em fazer acontecer”, finaliza o secretário, Telmir Nespolo.

 

Texto: Dieila Zanetti- Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino

Galeria de fotos: Dia de Campo proporciona conhecimento aos participantes do Programa Negócio Certo Rural