ECONOMIA: Venda de automóveis em SC cresce 30% em março

15/04/2013 20:54

 

A região Oeste vem em segundo lugar, com acréscimo de 19,54% nas vendas. Foram 3.560 novos veículos emplacados. 

 

 



 

O mês de março foi positivo para as concessionárias de Santa Catarina, que puderam se recuperar da queda elevada registrada em fevereiro. Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), o segmento de automóveis encerrou o mês com 30,59% de aumento nas vendas comparado ao mês anterior. 

 O setor normaliza agora a sua situação e retoma o patamar de vendas. Considerando todo o mercado, com automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus e outros veículos, o incremento total no mês de março foi de 20,3%.

 “Embora os números representem um alto percentual, isto não significa um forte aquecimento, afinal, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, houve inclusive um recuo de 9,32%. Este aumento nas vendas está dentro do normal, visto que fevereiro foi um mês com baixas vendas e em março houve esta retomada”, destaca o diretor geral regional da Fenabrave-SC, Ademir Saorin.

 No que diz respeito apenas aos automóveis, Santa Catarina supera a média brasileira, que obteve 22,11% de acréscimo nas vendas em relação ao mês passado. Ou seja, com seus mais de 30% de aumento, o Estado passa em 8,48% da média nacional.

 Com o equilíbrio nas vendas e o anúncio do ministério da Fazenda em manter o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido até o final de 2013, o segmento retoma uma visão bastante otimista. 

 Com a nova definição, tornam-se suspensos os aumentos previstos no imposto para este mês e para julho, quando cessariam os incentivos. A Fenabrave-SC apoia a decisão do governo federal e, enquanto entidade, busca a retirada do IPI que havia sido aumentado em janeiro.

 As novas vendas registradas em março representam 20.673 novos veículos circulando no Estado, 3.494 a mais do que em fevereiro. Atualmente, a frota circulante em Santa Catarina é de 3.993.673 veículos.

 

Vendas por região

 

A região Sul surpreendeu o mercado com o maior crescimento nas vendas de veículos novos no Estado. O acréscimo foi de 31,70% comparado a fevereiro, o que representa 3.353 unidades adquiridas. 

A região Oeste vem em seguida com acréscimo de 19,54% nas vendas. Foram 3.560 novos veículos emplacados. A surpresa maior está no segmento de ônibus, onde a frota na região expandiu em 100%, passando de 20 para 40 unidades. Esta também foi a única região que obteve aumento na venda de veículos nos três meses deste ano comparado ao mesmo período acumulado no ano passado, representando 1,49% a mais.

A Grande Florianópolis contabilizou 4.139 novas unidades, com aumento de 19,31% nas vendas. Próximo a esta região, o Vale do Itajaí também registrou aumento significativo de 18,50%, com 5.272 novos veículos em sua frota.

Ainda com média semelhante, a região Norte apresentou 17,29% de aumento nas vendas do mês de março. E a surpresa novamente foi para o segmento de ônibus, que ampliou em 320% a sua frota, passando de 15 para 63 veículos.

O Planalto Serrano foi região com o menor percentual de crescimento nos veículos novos emplacados em fevereiro. Foram 848 unidades, que representam 12,77% de acréscimo em março, comparado a fevereiro.

 



Fonte: Noticenter | Foto: Reprodução


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!