ENXURRADAS: Municípios de SC decretam situação de emergência e buscam soluções

15/03/2013 20:37

 

Fortes enxurradas causaram estragos em diversos locais do Oeste.

Cidade de Iraceminha teve 300 mm de chuva em três dias.

 

 

 



 

Por causa das chuvas, municípios do Oeste de Santa Catarina decretaram situação de emergência. As fortes enxurradas causaram estragos em diversos locais. As cidades de Barra Bonita, Descanso, Palma Sola, Romelândia, Guaraciaba, Guarujá do Sul e Iraceminha estão entre os que fizeram o decreto. Outros podem entrar para a lista nos próximos dias.

A cidade de Iraceminha teve 300 mml de chuva em três dias. Um agricultor da região corre o risco de perder toda a produção de soja, pois com o solo alagado não é possível fazer a colheita com a máquina. São 80 hectares de plantação onde o agricultor espera colher pelo menos quatro mil sacas do produto. "Cada dia que voltar a chover é preocupante. Corro o risco de perder tudo", lamenta o agricultor Valdir Gasparin.

A secretária de Agricultura de Iraceminha, Sirlene Schneider, conta que houve também o desabastecimento de insumos para produtores. "Por causa da situação das estradas, algumas propriedades deixaram de ser abastecidas com ração para as atividades de suino e avicultura. Além disso, alguns caminhões leiteiros tiveram problemas para trafegar nas estradas", comenta a secretária. Oito pontos e pontilhões, que servem para o escoamento da produção, terão que ser refeitos.

O prefeito da cidade, Bruno Roberto Pan, diz que sozinho o município não consegue consertar os estragos. "Foi decretado o estado de emergência e nós temos que ir em busca do governo estadual. Precisamos da recuperação de estradas para transitar com os caminhões e escoar a produção", disse o prefeito .

 



Fonte: G1 - SC | Foto: Reprodução/RBS TV