Escolas de Chopinzinho serão as primeiras a receber ensino integral

13/02/2013 21:19

 

Na próxima semana iniciam as aulas da rede estadual de ensino e em quatro escolas de Chopinzinho, a novidade será a implantação o ensino em tempo integral, turno único. 

 

 



Uma iniciativa da Secretaria de Educação do Paraná, que será implantada em 29 escolas.

 

Na próxima semana, no dia 14, as aulas da rede estadual de ensino iniciam. Em quatro escolas de Chopinzinho, os alunos do 6º ano, terão uma novidade, pois eles serão os primeiros, do Núcleo Regional de Pato Branco a estudar no ensino em tempo integral, turno único.

A iniciativa foi anunciada pela Secretaria de Educação do Paraná nesta semana, que está implantando essa modalidade de ensino em 29 escolas do Estado, sendo dessas, quatro em Chopinzinho. A nova modalidade já entrará em funcionamento na próxima semana, com o início das aulas e segundo a Chefe do Núcleo de Pato Branco, Ana Seres Trento Comin, as escolas beneficiadas no município serão Santa Ines, Cely Tereza Grezzana, São Luiz e Linha Aparecida, todas escolas do campo.

 

Diferencial

A grande diferença dessa modalidade de ensino com a modalidade também chamada de ensino integral, é que nesta os alunos ficarão dois turnos na escola, manhã e tarde, durante todos os dias letivos da semana. Com a mudança, a grade curricular será de 45 aulas semanais, o que significa que os alunos terão nove aulas diárias e ainda o tempo para alimentação. No ensino tradicional a grade curricular é de 25 horas semanais.

A chefe do Núcleo explicou que o ensino hoje chamado de integral, na verdade não se caracteriza como integral e sim como atividades complementares. Pois se tratam de projetos que os alunos participam no contraturno escolar, por dois ou três dias da semana. Inclusive, na rede de ensino do estado também existe essa modalidade, chamada de Jornada Ampliada, que inclusive é ofertada em todas as 75 escolas do NRE de Pato Branco.

Outro diferencial do ensino integral estadual é que os alunos são obrigados a permanecer o dia todo na escola. Ana Seres ressaltou que no ensino estadual a frequência será obrigatória, porque eles precisam cumprir a carga horária completa de 45 horas semanais.

 

Chopinzinho

Por se tratarem de escolas que estão no meio rural do município, as quatro escolas de Chopinzinho terão em sua grade curricular, além das disciplinas tradicionais, disciplinas voltadas para a educação no campo. “É um projeto interessante esse de Chopizinho, que até a própria Secretaria (de Educação) está vendo com bastante carinho, pelo fato de serem escolas do campo com educação integral, até com o objetivo de fazer a fixação do homem no campo e também considerando que muitos dos alunos precisam interagir com o ambiente familiar, no sentido de levar os conhecimentos da escola para a propriedade rural”, afirmou.

 

Novidade

Ana Seres explicou que foi escolhido o município de Chopinzinho para iniciar o ensino integral, porque a rede municipal já desenvolve essa modalidade de ensino há mais tempo e os alunos e os pais já estão habituados com a permanência, por mais tempo, na escola. Ela também destacou que o ensino integral só será implantado neste ano para os alunos do 6º ano, porque são alunos que frequentaram no ano passado, o 5º ano da rede municipal. Para os próximos anos o ensino integral também será válido para os alunos do 7º ano e assim gradualmente.

Também para 2014, a ideia é ampliar para outras escolas do NRE de Pato Branco o ensino integral.

 



Fonte: Diário do Sudoeste | Foto: Dayanne do Nascimento

 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!