Fevereiro terá calor acima da média

24/01/2013 13:49

 

Previsão é de que a temperatura aumente em relação aos anos anteriores, e que as máximas cheguem a 30ºC





 

Se janeiro não foi tão quente quanto o esperado no litoral catarinense, fevereiro e março devem ter temperaturas acima do normal. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, o aumento médio deve ser em torno de 1°C. O calor extra vai ser percebido "na pele" pela população, já que haverá mais dias de céu claro e também ondas calor.

Em fevereiro, período do verão em que tradicionalmente o calor é mais forte, a tendência é de que a média das máximas para o mês na Grande Florianópolis seja de 30°C. A mínima deve seguir em 22°C. Em março, a previsão é de que a temperatura mais alta chegue a 29°C e a inferior, 20°C.

– Estamos esperando que nesse período haja maior aquecimento sobre a região litorânea devido à radiação solar e também não esperamos um grande volume de chuva. Os dias tendem a ser mais abertos, com maior aquecimento – explica o meteorologista da Epagri/Ciram Clóvis Corrêa.

Corrêa explica que para fazer a média são levados em consideração todos os dias do mês. Por isso, devem ter dias em que a temperatura máxima estará em 26°C e 27°C e outros em que os termômetros alcancem a casa de 35°C.

– Vão ter muitos dias abaixo e muitos acima da média. Entre fevereiro e março podem ocorrer umas duas ondas de calor e isso é que vai fazer a diferença – analisa o meteorologista da Epagri/Ciram. A tendência nos primeiros dias de fevereiro é de predomínio de sol, com pouca chuva, mas que deve aumentar entre os dias 8 e 15. Segundo o meteorologista da RBS Leandro Puchalski, não é possível confirmar se os dias de Carnaval – entre 8 e 12 – serão de tempo fechado.

– Como estamos muito longe do período da previsão, não dá para deixar claro se a chuva começa no dia 8 ou terá um volume maior mais para 15 de fevereiro – observa Puchalski. Em janeiro, a chuva está abaixo do normal no Estado. Enquanto a média histórica para o mês está entre 170 a 190 milímetros, até ontem o volume foi de 70 milímetros no litoral. Deve ocorrer pancadas hoje e nos próximos dias, mas não o bastante para alcançar o padrão.

Conforme Puchalski, como a chuva foi bem distribuída ao longo dos dias, com intensidade fraca, fez com que houvesse uma sequência de dias nublados. De acordo com os dados da Epagri/Ciram, até agora, a temperatura máxima de janeiro está dentro do padrão, em 29°C. Já a mínima, aquela registrada na madrugada e início da manhã, está abaixo: 20,4°C, enquanto historicamente é de 22°C.

 



Fonte: Diário Catarinense | Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!