Granizo faz Irani decretar situação de emergência

17/01/2013 08:55

 

Irani – Uma chuva de granizo quase que repentina registrada na tarde da última terça-feira no interior do município de Irani, deixou um rastro de prejuízos para mais de 50 famílias e chegou a assustar moradores da comunidade de Linha Caroveira, Maciel e região. Ontem no fim da tarde, o prefeito decretou situação de emergência após reunião com a Defesa Civil. Até mesmo pássaros foram encontrados mortos devido à intensidade do fenômeno.

De acordo com o diretor de Agricultura de Irani, Jaime Seganfredo, a precipitação de granizo pegou os agricultores de linha Caroveira desprevenidos, pois a meteorologia não previa chuva para a tarde de terça-feira. Ele ressalta que houve perdas na produção de milho em (60%), nas pastagens (40%), lavoura de fumo existente (100%), as culturas de melancia e melão também sofreram.

Conforme o que foi apurado, os maiores danos aconteceram na propriedade do agricultor Lírio Seganfredo. Segundo ele, a chuva foi combinada com fortes rajadas de vento e chegou a causar pânico em alguns momentos. Plantações de milho ficaram praticamente destruídas devido ao granizo. Árvores também ficaram praticamente sem folhas.

Mas o que mais chamou a atenção, segundo os familiares de Lírio Seganfredo, foi um fato que nunca havia sido presenciado pelos moradores local. Após o temporal, diversos passarinhos foram encontrados mortos nas propriedades atingidos pelo granizo, alguns do tamanho de bolas de gude. Não há registro de prejuízos em outras regiões.

Fonte: REdecomsc