Jorge Mario Bergoglio da Argentina é eleito o novo Papa

13/03/2013 22:29

 

Fumaça branca foi vista pouco depois das 15h desta quarta-feira.

 

 

 



 

O mundo já tem um novo Papa. Jorge Mario Bergoglio da Argentina, foi eleito na tarde desta quarta-feira. Ele recebeu a maioria dos votos dos 115 cardeais reunidos na Capela Sistina, no conclave. A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina foi vista às 15h05min (horário de Brasília) por fiéis que esperavam ansiosamente na Praça São Pedro.

Até as primeiras décadas do século XIX, um conclave podia durar semanas, ou até mesmo meses, mas desde então foram drasticamente encurtados. 

 

 

Um pouco sobre o Papa Francisco

 

 

Bergoglio nasceu em 1936 em Buenos Aires. Ele foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II. O novo papa não estava entre os principais cotados por especialistas, nem por casas de apostas. Ele é o primeiro papa sul-americano. O nome Francisco é uma homenagem a São Francisco de Assis. 

Após quatro votações inconclusivas em pouco menos de 24 horas, a fumaça branca apareceu às 19h05 (15h05, de Brasília) desta quarta-feira ao fim do quinto escrutínio, para a alegria e emoção da multidão reunida. 

Entre a fumaça e o anúncio do nome do eleito, um período que durou mais de uma hora, o público celebrou e entoou coros de "viva, o Papa". A multidão também reagiu intensamente quando uma banda executou o hino italiano dentro das dependências da praça. 

 



Fonte: Diário Catarinense | Foto: Reprodução


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!