MEC divulga as notas do Enem 2013

04/01/2014 11:25

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta sexta-feira (03) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013Os participantes podem consultar seu desempenho no site do Inep - Clique aqui para entrar.  

O Enem é requisito obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. A inscrição do Sisu será aberta na segunda-feira. Para concorrer às vagas, os candidatos não podem ter zerado na redação. 

As inscrições ao Sisu serão realizadas exclusivamente pelo site do programa até 10 de janeiro. Neste ano, serão disponibilizadas 171.756 vagas em instituições públicas de ensino superior — número 33% maior do que o ofertado no primeiro semestre de 2013. No total, 115 instituições aderiram ao Sisu para selecionar novos alunos, ante 101 em 2013. 

O número de cursos também aumentou, chegando a 4.731 opções (salto de 26%). A maior concentração está no Nordeste — quase 40% das vagas —, seguido por Sudeste (28%), Sul (13%), Centro-Oeste (12,5%) e Norte (7%).

Cada estudante pode indicar até duas opções de cursos. No site do Sisu, também é possível monitorar a nota de corte de cada instituição, campus, curso, turno e modalidade. Dessa forma, se o candidato considerar que tem mais chances de conseguir uma vaga em outra carreira, pode alterar sua inscrição. O sistema leva em conta apenas a última opção indicada.

A primeira chamada do processo seletivo será anunciada no dia 13 de janeiro, e os selecionados deverão efetuar a matrícula entre os dias 17 e 21 de janeiro. Em 27 de janeiro, será divulgada a segunda chamada.

Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção.

Além de indispensável para a disputa de vagas no Sisu, o Enem também é obrigatório para candidatos que desejam obter uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni), que custeia o valor da mensalidade de cursos de ensino superior a universitários de baixa renda.

Enem 2013 — Neste ano, mais de 7 milhões de candidatos se inscreveram no exame e pouco mais de 5 milhões compareceram às provas. De acordo o MEC, o índice de abstenção de 29% foi o maior desde 2009, quando o exame passou a ter 180 questões e uma redação. Os faltosos custaram cerca de 58 milhões de reais aos cofres públicos.

Fonte: Veja