Perdas de 70% na produção de milho por causa da estiagem

03/02/2013 20:04

Concórdia – O secretário Municipal de Agricultura de Concórdia, Ruimar Scortegagna, esteve durante a semana percorrendo o interior do município e novamente constatou que a estiagem está provocando perdas para a economia local. Ele afirma que não chove de forma significativa desde a segunda semana de janeiro. São mais de 20 dias de pouco precipitação e chuva isoladas em algumas áreas.

As perdas na produção de milho chegam a 70%, segundo os levantamentos da Secretaria Municipal de Agricultura. Scortegagna afirma que os agricultores que plantaram o milho no mês de novembro e dezembro são os mais atingidos. Ele explica que nesse período onde as plantas estão com a formação dos grãos é necessária muita água.

Por enquanto, a falta de água nas propriedades está sendo suprida com caminhões da Secretaria de Obras e Urbanismo da Prefeitura. São em média três solicitações por dia. O secretário pontou que depois dos investimentos da Prefeitura na abertura de poços artesianos o volume de pedidos reduziu sensivelmente na comparação com anos anteriores.

Scortegagna também está preocupado com a produção leiteira do município que terá forte impacto nos próximos meses, caso não venha chover de forma suficiente. A seca está prejudicando a qualidade das pastagens e consequentemente as condições do leite. A Secretaria de Agricultura estima que haverá uma redução de produção em função da qualidade e o aumento do custo para o produtor.

Foto: Alex Pacheco/RedeComSC


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!