Prejuízo chega a R$ 1,7 milhão em Galvão

17/01/2013 09:04

 

Galvão – Um dos municípios mais atingidos pelo temporal da última semana, Galvão ainda se recupera e tenta contabilizar os prejuízos. Das 70 famílias que foram atingidas, apenas duas ainda não puderam voltar para suas casas, pois ficaram muito danificadas. A Defesa Civil Estadual, conforme informações da administração municipal, auxiliou com colchões.

De acordo com o prefeito de Galvão, Neri pederssetti, os prejuízos podem chegar a R$ 1,7 milhão. O interior foi a área mais afetada pela chuva e a comunidade de Santa Terezinha a que mais sofreu. Das cinco pontes que foram destruídas pela força da água, três ficavam na comunidade. Nenhuma família está ilhada, pois elas conseguem se deslocar até a cidade por outro caminho, mais longo. Além disso, 17 bueiros estão com problemas.

Leite

Com a bacia leiteira em alta no município, os produtores estão fazendo a silagem, mas não conseguem fazer o escoamento do leite. Devido ao trecho mais longo, a prefeitura irá auxiliar no combustível para o transporte do leite.

São Lourenço do Oeste

O governo municipal conta que foi possível recuperar todas as cabeceiras de pontes, dando condições de tráfego em todas as regiões atingidas. Segundo informações do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ilvo Ioris, cerca de 70% das estradas já foram recuperadas.

Com relação às pontes destruídas, o secretário informou que as duas pontes que dão acesso à comunidade de linha Limoeiro já foram reconstruídas. A ponte da estrada geral da Farroupilha, próximo à comunidade de linha Filipini, ficará concluída até o fim desta semana. As duas novas pontes que foram construídas nas comunidades de Novo Guaporé e linha Farroupilha já estão liberadas para o tráfego. A ponte que liga a comunidade de Lajeado Raul, que até então era de madeira, será reconstruída em concreto pré-moldado e, segundo Ioris, a previsão é de que esta ponte esteja concluída nos próximos 15 dias.

 

Fonte: Redecomsc