São Bernardino - Propostas ligadas à habitação e regularização fundiária são aprovadas em Audiência Pública

28/08/2013 13:36

Propostas ligadas à habitação e regularização fundiária são aprovadas em Audiência Pública

Aconteceu na tarde de ontem (26) no auditório, Beno Koling, a Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e Conselho Municipal de Habitação.

Segundo a secretária, Leonira Klipel, o objetivo da atividade é debater as questões ligadas à habitação e regularização fundiária do município. “Esses ciclos de atividades e debates fazem parte da elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS).

Além da secretária a abertura da audiência também contou com a presença do prefeito municipal, Ivo Ludwig, do representante do Conselho Municipal de Habitação, Ademir Sima, do representante da empresa Transpública (responsável pela elaboração do Plano), Djalma Morell, da assistente social, Simone Vas Vieira e do diretor e representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Marcelino de Almeida.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito municipal, Ivo Ludwig, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da cada um na audiência. “A participação da população nessas atividades é fundamental para definir os investimentos e melhorar a vida da comunidade em geral”, afirma.

Após o prefeito ter declarado aberta a audiência, a assistente social, Simone Vieira, fez a apresentação das propostas elencadas no I Seminário de Habitação municipal. Posteriormente foram realizadas as atividades em grupo, sendo que o público foi dividido em três grupos com temas diferentes. Um discutiu Habitação Rural, outro Habitação Urbana e outro Regularização Fundiária.

Propostas

As propostas debatidas e aprovadas para Habitação Urbana foram: Ampliação de programas de habitação através da aquisição do imóvel para venda de lotes a preço popular dentro do município de São Bernardino; estímulo e criação de loteamentos particulares com renda de lotes regularizados e incremento de orçamentos para manutenção dos programas existentes a nível municipal.

Já as propostas aprovadas para Habitação Rural foram: Agilidade na área de terraplanagem, melhoria de acesso nas propriedades e de bueiros e pontes, melhoria nos abrigos públicos, coleta seletiva de lixo no mínimo uma vez por semana, abastecimento de água no interior, sinalização de placas informando a direção e a distancia das comunidades e outros (animais).

E as propostas aprovadas para a Regularização Fundiária foram: Incentivo para regularizar assentamento irregulares já consolidados e criação de uma comissão para ajudar na regularização de lotes e loteamentos irregulares.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Município de São Bernardino

Galeria de fotos: São Bernardino - Propostas ligadas à habitação e regularização fundiária são aprovadas em Audiência Pública

A galeria de fotos está vazia.