SISU/ENEM - Primeiro dia da corrida por uma vaga no Ensino Superior

07/01/2013 10:04

 

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obteve nota superior a zero na redação já pode se inscrever para concorrer a uma das 129.279 vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) em todo o país. Por esse sistema do Ministério da Educação, 101 instituições públicas de Ensino Superior fazem a seleção dos novos alunos em 3.751 cursos, oito delas no Rio Grande do Sul.

As inscrições vão até sexta-feira e devem ser realizadas pela internet, sem o pagamento de taxas. O sistema ficará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. O candidato escolhe até duas opções de curso e pode mudar a escolha no decorrer do processo de inscrições.

Terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma. Entre as opções, estão o sistema de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições ou pela ampla concorrência.

A maior oferta está nas regiões Nordeste e Sudeste. No Sul, são 16,5 mil vagas – mais de 10 mil no Rio Grande do Sul, distribuídas em 48 cidades. Esclareça suas dúvidas 

Quem pode se inscrever?

Todos os candidatos que fizeram o Enem 2012 e tenham obtido nota maior do que zero na redação. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

Já estou atualmente matriculado em uma instituição de Ensino Superior. Posso concorrer?

Sim, caso tenha feito o Enem 2012. Ressalta-se, porém, que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de Ensino Superior.

Quais os documentos necessários para fazer a inscrição?

O candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2012. É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, fique atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Essa informação estará disponível no sistema, no momento da inscrição.

Fique de olho no calendário

7/1 a 11/1 - Período de inscrições

14/1 - Resultado da 1ª chamada

18/1 a 22/1 - Matrícula da 1ª chamada

28/1 - Resultado da 2ª chamada

28/1 a 8/2 - Prazo para participar da lista de espera

1º/2 a 5/2 - Matrícula da 2ª chamada

18/2 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!